26º Dia - Devocional 40 dias - (25/09)

Yom Kippur, o DIA DA EXPIAÇÃO Para lembrá-lo, os dez dias seguintes que sopraremos o shophar são conhecidos como "Dias de Temor", onde espera-se que examinemo-nos a nós mesmos, busquemos o arrependimento, e façamos a restituição. Esta chegada do Rei dos reis e Senhor dos senhores certamente nos move para "limpar o nosso agir". Como Pedro diz em resumo, no final da época, "Mas o dia do Senhor virá como um ladrão na noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos derreterão com calor fervoroso, a terra e as obras que nela há, se queimarão. Portanto, uma vez que todas estas coisas serão dissolvidas, vos convém como pessoas terem um santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do dia do Senhor". (2 Pedro 3:11,12)

Kippur está relacionada com a palavra redenção. Kippur significa "por meio de um substituto." Neste dia um cabra era morta e outra com os pecados confessados da nação sobre ela era levado para o deserto da Judéia e liberada. Isto era considerado 'detestável' e uma palavra muito comum em Israel é o hebraico para " bode expiatório". Atualmente, alguns judeus compram um frango e confessam os seus pecados sobre ele como um pecado-portador antes de matá-lo. Muitos judeus executam o "Tashlich" que é o lançamento de pedras num riacho ou coisa assim, essas pedras simbolizam seus pecados, eles fazem isso citando Miquéias 7:18-20. No Dia da Expiação, todos os judeus religiosos e muitos não-religiosos passam o dia na sinagoga, confessando seus pecados e pedindo perdão e o "nome assinado" no Livro da Vida para o próximo ano.

João Batista viu o Messias próximo a ele como ele estava batizando aqueles que se arrependeu no rio Jordão, Ele clamou, Look! O Cordeiro de Deus que carrega o pecado do mundo. Existem duas palavras principais para "perdão" em hebraico. Um deles é, soleah (como em Salmos 25:11), tem a ver com perdão. Mas um outro, noseh, (o verso 18 do mesmo capítulo), em sua raiz tem a ver com transportar ou "lançar" os pecados para longe. Temos de ser perdoados, e os nossos pecados precisam ser levados. Versículo 22 convida a Deus para "redimir Israel de todas as suas angústias". Só Ele pode proporcionar o resgate ... Pelo sangue de Seu Filho. O sucesso ocorre quando estamos centrados no plano redentor de Deus para nossas vidas. Orando e buscando o Senhor e permitindo que o Espírito de Deus nos purifique, nossa visão se tornará refinada.

Arrependimento não é uma palavra que devemos ter resistência em falar. Por causa do sacrifício de Jesus, Sua morte e pelo derramamento do Seu sangue, há uma admiração e gratidão que deve provocar o verdadeiro arrependimento. Curve-se ao se aproximar do trono de Deus, diante d'Aquele que deu a Sua vida imaculada para salvá-lo do inferno.

LEIA ROMANOS 3 e 11

Comentários