16º Dia de devocional - 09 de agosto

A PRIORIDADE DIVINA: Em primeiro lugar

Se a ordem divina é buscar o Reino de Deus, devemos fazê-lo em primeiro lugar, acima e antes de qualquer outra coisa. Isto significa conferir-lhe  o mais alto valor e mostrarmo-nos dispostos a sacrificar qualquer coisa em prol dele. Assim, todas as outras prioridades da vida passam a ser secundárias e ficam tão abaixo da principal que quase se tornam insignificantes.

Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar não significa colocá-lo em vantagem entre muitos outros, mas sim tê-lo como primeiro e único.

Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar significa levar em conta os interesses do Reino antes de tomarmos as nossas decisões - quando e onde estudar, com quem casar, que emprego aceitar, como gastar o dinheiro. Antes de decidir sobre essas e outras questões, temos de fazer-nos a pergunta: "Isso está em consonância com o Reino de Deus?" Todos os dias somos bombardeados com oportunidades para comprometer a moralidade, a honestidade, a integridade e o caráter.

Então, devemos fazer a seguinte pergunta: "O que desejo fazer será benéfico para o Reino de Deus?". Desenvolver o hábito de considerar o Reino em primeiro lugar nos ajudar a fugir de muitos erros e decisões ruins.


O OBJETO DIVINO: o Reino de Deus.

Uma coisa é saber como buscar o Reino de Deus, e outra totalmente diferente é compreender esse Reino e os principios pelos quais ele opera.

Se a prioridade do Reino é tão importante é melhor sabermos como é um reino e como ele funciona.

Então o que é o Reino dos céus? Em termos simples, é o governo de Deus. É o seu dominio sobre essa terra e o céu. É a sua vontade sendo executada em toda a criação.

Portanto, quando Jesus disse que devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, estava afirmando para darmos prioridade ao dominio do Altissimo sobre nós e tudo o que temos na vida.

A palavra Reino também significa influência sobre um território. Ao buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar, aceitamos que sua influência se estenda sobre nossa vida particular, nossos negócios, nosso casamento, nossos relacionamentos, nossa vida sexual e todas as outras áreas de nossa existência.

Parte dessa influência está relacionada com administração. No Reino de Deus, estamos sob a jurisdição dos céus. Isso significa que o Senhor, o Rei, torna-se nosso ponto de referência para tudo. A vontade dele passa a ser a nossa vontade, os caminhos dele se torna os nossos caminhos, a cultura dele fica sendo a nossa cultura, e os interesses dele se tornam os nossos interesses. Como súditos e filhos do Rei por intermédio de Cristo, tornamo-nos embaixadores do Reino celestial neste mundo.

Isso levanta um ponto bastante importante: podemos afirmar em que reino estamos com base na maneira como vivemos. Se afirmarmos crer e seguir o Rei, nossa vida refletirá a influência de seu governo e de sua administração. Outras pessoas que não fazem parte do Reino ficam confusas, e questionam por que somos tão diferentes. Isso se deve ao fato de estarmos sob uma administração diferente da do mundo; um governo diferente, com cultura e leis distintas.

Na Bíblia, o termo hebraico para o Reino é mamlakah; no Novo Testamento, o vocábulo grego é basileia. Essas duas palavras carregam o mesmo significado geral: rei, soberania, domínio, controle, reinado, governo e poder régio. Levando em consideração todos esses termos e essas características, podemos definir um reino da seguinte maneira: A influência de um rei sobre um território, impactando-o com seu propósito e intentos, produzindo cultura, valores, um código moral e um estilo de vida que refletem o desejo do monarca para com os seus súditos.

Isso descreve perfeitamente o Reino de Deus que Jesus nos instrui a buscar em primeiro lugar. E é nessa busca pelo Reino - não por uma religião -que receberemos do Senhor todas essas coisas, todas as necessidades diária da vida pelas quais o restante do mundo se esforça, atribula-se e preocupa-se. Nenhuma religião oferece garantia semelhantes a do Reino de Deus.
_______________________________________________________________________________________________

Fico impactada quando leio esses últimos trechos e percebo nitidamente UM GOVERNO e NÃO UMA RELIGIÃO. É esse governo que o Senhor que estabelecer sobre nossas vidas.

Quando aprendo sobre coisas éticas, amar o próximo, atitudes morais... não é um legado que a religião trouxe, mas sim o desejo do Rei dos reis.. é aquilo que há no Seu Reino celestial e que Ele quer implantar em nós hoje. 

Porque o Reino de Deus está dentro de nós!!!!!

Comentários