7º Devocional - 31 de julho


A serpente se alimenta do pó!

Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.  Gênesis 3:14

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”. Gênesis 3:19

A revelação que o Senhor trouxe para o dia de hoje é:  "A comida do diabo".

Nos versículos acima, Deus nos mostra o que fortalece o diabo em nossas vidas: O Pó!

Porventura, você já viu algum animal em nossa natureza sobreviver comendo pó? Ainda mais a serpente? Sabemos que a serpente natural se alimenta de outros animais pequenos. Então, fica claro que a serpente que Deus se refere nesse versículo, não é um réptil, e sim o próprio satanás. Gn 3:14 

Agora em Gn 3:19 O Senhor revela que pó é esse, Ele disse a Adão que ele era pó e que ao pó se tornaria. Nesse contexto, percebemos que o pó está intimamente ligado a natureza mortal e pecaminosa do homem. Compreendemos então que satanás se alimenta e se fortalece na natureza mortal e pecaminosa do homem, que conhecemos no Novo Testamento como "carne".

O diabo se alimenta da nossa carnalidade. O diabo opera em nossa vida pela nossa carnalidade.

O alimento do demônio é a própria obra da carne em que ele se especializa. 
O demônio da lascívia se alimenta de fornicação, adultério, prostituição, imoralidades (que é muito forte hoje na mídia e infelizmente é tratado como algo normal, parece que já não é mais pecado assistir mulheres semi-nuas ou homens semi-nus, cuidado, os seus olhos e ouvidos são porta de entrada para a sua alma e carne) ... O dos vícios é alimentado por bebidas, cigarros, drogas... O da glutonaria por falta de controle não somente em alimentação, mas a pessoa pode ser uma pessoa glutão em qualquer área de sua vida que ela não tenha domínio próprio (TV, Internet)... O demônio do desamor é alimentado por fofocas, invejas, ciúmes, julgamentos... E assim por diante.
As obras da carne, condenadas biblicamente, são de origem satânica e é a presença dessas obras em você, que dá legalidade para satanás atuar na sua vida e até mesmo entrar em você.

Satanás não tem nenhuma legalidade sobre Jesus, porque não tem nada dele em Jesus. Jesus é perfeito, puro, santo, imaculado. Não há lascívia, não há ódio, não há adultério, não há inveja... não há nenhuma obra da carne em Jesus.
Por isso Ele declarou:
“o príncipe deste mundo não tem nada em mim”.
Qualquer obra da carne que houver em você, estará abrindo uma legalidade, uma porta para que o demônio chegue, atue, entre na sua vida.

O nosso espírito se alimenta de Deus. E nossa carne se alimenta do mundo e daquilo que o Diabo oferece a ela.
O Espírito gera FRUTOS a Carne produz OBRAS

Com o Fruto do Espírito somos fortalecidos em nosso espírito. Já a prática das obras da carne fortalece a influência do diabo em nossas vidas, enfraquecendo o nosso espírito.

A geração de fruto tem haver com a NATUREZA, mas a produção de OBRAS tem haver com ATIVIDADE.  Os FRUTOS falam do SER.  As OBRAS falam do FAZER.  A carne faz, suas atividades são pecaminosas e alimentam a ação do diabo.

O diabo se alimenta das obras da carne, que encontramos alistadas em Galátas:

(Gálatas 5:19) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
(Gálatas 5:20) - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
(Gálatas 5:21) - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 

Por isso Paulo declara que não devemos dispor nada para a carne:

(Romanos 13:14) -  Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Quando alimentamos a carne com leituras inadequadas, programações de televisão ou cinema que não edificam, conversações que corrompem os bons costumes, estamos alimentando a força do diabo em agir.

Finalmente, leia o que Paulo declara talvez no mais forte desafio para nossas vidas em Cristo.

(Romanos 6:19) -  Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.

Alimentemos o fruto do Espírito em nós e não disponhamos nada para a carne, assim romperemos a força das tentações e triunfaremos sobre satanas em nossa propria vida!

Comentários